Portrait of handicapped business executive using digital tablet in office [Jovem [Jovem com mobilidade reduzida usando Smartphone – foto:freepik.com]

A preocupação diária para quem possui algum tipo de mobilidade reduzida ou deficiência, é em realizar pequenas tarefas em casa, como fechar uma janela, arrumar a cama e ir ao banheiro. Tal situação é realidade para 24% da população brasileira, que é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.

Para tornar o dia a dia prático a casa ou apartamento ser adaptado é essencial, e nos últimos anos a evolução da tecnologia permitiu que fosse ainda mais fácil.

Um ótimo exemplo, é a automação residencial, que permite o controle de aparelhos infravermelhos como: ar condicionado, televisão, e também cortinas, persianas motorizadas (radiofrequência), tudo por um aplicativo no smartphone. E o melhor é que com diversos lançamentos no mercado, o valor dessas automações vem se tornando muito mais em conta se comparado nos últimos 5 anos.

 

Leia também:

+ Entenda melhor sobre a automação residencial

Confira o que pode ser automatizado em um projeto realizado pelo arquiteto para apartamentos e casas:

Janelas

Por serem altas o manuseio se torna muito complicado, desta forma a janela integrada é mais conveniente, muito comuns em empreendimentos atuais.

Quando motorizadas dão praticidade total ao usuário, com apenas um toque no controle remoto ou no aplicativo é possível abrir e fechar com rapidez e eficiência.

Iluminação

Interruptores não convenientes, para acender ou apagar uma luz necessita de uma locomoção que muitas vezes não é possível ser feita. Hoje há recursos disponíveis para integração de alguns interruptores inteligentes com a automação, e seu acionamento depende exclusivamente de um aplicativo no celular que também permite um comando por voz.

Toldos

Para quem tem uma área que necessita de uma cobertura para proteção solar, certamente sabe que o acionamento manual é complicado, e que em casos extremos como chuva ou sol muito forte, é praticamente impossível abri-lo sem se molhar ou ficar exposto muito tempo no sol forte. Por esses motivos a motorização o torna muito funcional.

Gostou? Confira outros artigos no nosso blog 🙂 

 

Tags: mobilidade reduzida, motorização, automação, deficientes físicos